História
Em 1498, por iniciativa da Rainha D. Leonor e do Frei Miguel Contreiras foi criada a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que veio a servir de modelo a cerca de 400 misericórdias existentes em Portugal.
A ISCMB foi fundada em 7 de Outubro de 1560, mantendo-se até aos dias de hoje com a entrega e dedicação de muitos homens e mulheres que lutaram e lutam por esta causa.
A vida da nossa Instituição ao longo destas várias centenas de anos não tem sido feita por um caminho reto, e a par de muitas outras Instituições e Organizações, temos sofrido bastante com as condições económicas e sociais com que nos fomos deparando ao longo da nossa história. Contudo, e graças aos nossos dirigentes temos vindo sempre a ultrapassar tais obstáculos e temos vindo gradualmente a crescer e a dar resposta a um maior número de necessitados.

A prova de tal tenacidade e capacidade em manter a Instituição ao longo de tais períodos difíceis está expressa na nossa visível obra e valências que se encontram em funcionamento, permitindo assim aumentar a nossa capacidade de resposta de forma substancial, e no reconhecimento daqueles que acompanham mais ou menos de perto o nosso trabalho nos atribuem.
A UCCI Júlio Freire é o último exemplo da renovação e da atualização da obra da ISCMB em prol da comunidade e em proteção daqueles que dada a sua condição ou situação, se encontram desprotegidos.
De momento, a ISCMB emprega cerca de 300 colaboradores e apoia cerca de 600 utentes, sejam eles crianças, jovem, idosos, constituindo assim a nossa família.